O primeiro parque infantil de temática romana do país, inspirado na Villa Romana do Rabaçal, um dos principais pontos turísticos do concelho de Penela, foi ontem inaugurado.
Corpo do artigo
O Parque de Águas Romanas (PAR) de Penela pretende representar, em formato pensado para as crianças, a estação arqueológica do Rabaçal, villa romana datada do Século IV dC.
Segundo uma nota da autarquia, o novo espaço, implantado no centro da vila de Penela, está dotado de vários elementos e peças que remetem para aquela Villa Romana do concelho.
Uma aldeia romana, uma torre octogonal, um aqueduto e um mini-campo de futebol com colunas romanas são alguns dos espaços lúdicos do PAR onde as crianças "podem brincar e aprender", lê-se na mesma nota da Câmara de Penela.
"Tentámos fazer uma requalificação ligada a um tema, a romanização, que tem a ver com a identidade deste território", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Penela, Paulo Júlio.
De acordo com o autarca, o parque infantil é pioneiro em Portugal ao apresentar "uma réplica da Villa Romana do Rabaçal". "A originalidade está em fazermos algo que tem a ver com a identidade do território", sublinhou, ao referir que elementos como a água ou a própria pavimentação reportam-se ao conceito da romanização.
A requalificação do espaço com cerca de seis mil metros quadrados representa um investimento de um milhão de euros, financiado em 54 % pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
"É outro ponto de interesse que vai gerar curiosidade e atrair visitantes, mas que se destina sobretudo aos penelenses, para o encontro de várias gerações", afirmou Paulo Júlio.
O novo parque é composto por diversos espaços e áreas de lazer, nomeadamente a Praça do Labirinto, apta a acolher os mais variados eventos. "É um espaço de utilização colectiva onde é possível reviver a história", resume a autarquia.
