Uma avioneta que voava de Tomar com destino a Alqueidão teve de aterrar de emergência na tarde deste domingo no aeródromo de Santarém devido a um incêndio a bordo que deflagrou no compartimento do motor. Os dois pilotos a bordo acabaram por conseguir extingir as chamas após aterrarem em segurança.
Corpo do artigo
A informação foi confirmada ao JN pelo comandante dos Sapadores Bombeiros de Santarém, Carlos Grazina, que revelou que o foco de incêndio foi "facilmente controlado" pelos dois pilotos assim que aterraram sem dificuldades no aeródromo de Santarém. Eram os únicos membros da tripulação que seguiam a bordo da avioneta e não há registo de feridos. "Felizmente correu tudo bem", afirma.
Segundo o comandante, o incêndio a bordo "foi detetado a cerca de duas milhas do aeródromo" pelo que a avioneta voava perto do local. Os pilotos, que seguiram com o procedimento em caso de emergência, acionaram o alerta por volta das 16.15 horas via controlo aéreo Lisboa-Militar, tendo sido autorizados a aterrar naquele aeródromo, onde se encontra uma equipa de prevenção daquele regimento de bombeiros durante o dispositivo de controlo a incêndios, permanente no local até outubro. A intervenção da equipa de quatro elementos acabou por não ser necessária.
Seguindo o protocolo, o diretor do aeródromo deverá ter informado a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) do incidente e a avioneta deverá ficar retida no local "até serem restabelecidas todas as condições para voltar a voar", resume o comandante.