Viveram-se momentos de pânico por causa de um incêndio que deflagrou, esta sexta-feira à tarde, cerca das 16 horas, em Barqueiros, Barcelos, e que se alastrou até à zona industrial de Laúndos, já na Póvoa de Varzim.
Corpo do artigo
O fogo chegou perto de algumas habitações e levou ao condicionamento da Estrada Nacional 205. O vento foi a maior dificuldade dos mais de 80 operacionais no terreno, apoiados por 26 viaturas e três meios aéreos, chamados durante a tarde. À medida que as horas foram passando, o número de operacionais foi aumentando.
Em alguns casos como à entrada da zona industrial de Laúndos, as chamas só pararam no muro de algumas habitações. A coluna de fumo intenso dificultou os trabalhos dos meios aéreos.
O mato denso e a vegetação alta aliaram-se ao vento e levaram ao acionamento de vários meios. Além das habitações, no foco de atenção dos operacionais no terreno estava uma bomba de gasolina, situada no limite da localidade de Barqueiros.
Já cerca das 20 horas, um dos bombeiros no terreno sentiu-se mal por inalação de fumo e acabou por ser transportado para o hospital.
O incêndio terá tido início na Quinta da Andorinhas, em Barqueiros, e chegou a ter duas frentes ativas.
Alguns operacionais irão manter-se no local em trabalhos de rescaldos.