<p>A frente de um incêndio que chegou a ameçar algumas residências hoje à tarde na Freguesia de Fernão Ferro, no Concelho do Seixal, Distrito de Setúbal, já está em rescaldo, assegurou o comandante operacional distrital, António Gualdino.</p>
Corpo do artigo
De acordo com o responsável, "neste momento, existem apenas alguns pequenos focos junto às casas, mas nada de preocupante, pelo que o esforço está a ser canalizado para uma frente activa localizada mais a Sul, próximo da Herdade da Mesquita".
"No combate às chamas estão, actualmente, 223 bombeiros apoiados por 67 viaturas e 10 sapadores florestais com um veículo", informou o comandante operacional distrital, assinalando a chegada de dois grupos de reforço compostos por bombeiros voluntários do Distrito de Lisboa.
Segundo António Gualdino, "os homens no terreno debatem-se com várias agravantes: a dispersão das habitações, a sujidade do pinhal, cujos ramos secos funcionam como combustível, e a força do vento, que arrasta projecções até dois quilómetros de distância".
Além de 20 corporações de bombeiros do Distrito de Setúbal e dos dois grupos de Lisboa, um helicóptero bombardeiro pesado Kamov foi enviado para o local às 17:00.