Um incêndio, entretanto dominado, consumiu, este sábado de manhã, uma fábrica de produtos do setor alimentar, na zona da Aguda, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
A fábrica afetada, localizada na Rua do Eirado, é a Dat-Schaub, que se dedica ao fabrico de tripas naturais. Segundo apurou o JN, as chamas deflagraram por volta das 10.20 horas, por razões ainda não apuradas, numa secção de salgadura e entubamento de enchidos ("PP1"), propagando-se ao telhado e ao armazém. Duas horas depois, o fogo, que atingiu a zona de produção, estava dominado.
No momento em que deflagrou o incêndio, que não provocou vítimas, estariam dentro da fábrica dois funcionários, que faziam serviço de apoio técnico. A empresa, detida por proprietários dinamarqueses e onde laboram cerca de 400 pessoas, maioritariamente mulheres, é um dos maiores empregadores da zona.
Pelas 11.30 horas, acumulavam-se no exterior das instalações dezenas de trabalhadores, uma das quais veio de Espinho de propósito por temer que o local de trabalho estivesse em risco.
Para o terreno foram mobilizados 65 elementos de cinco corporações de bombeiros da região (Sapadores de Gaia, Bombeiros Voluntários de Valadares, Aguda, Espinho e Carvalhos), apoiados por 20 viaturas.