Um incêndio deflagrou, este domingo à tarde, no terreno da fábrica de papel Celtejo, em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco. Proteção Civil sobrevoou o local. Três bombeiros ficaram feridos.
Corpo do artigo
9652793
Segundo disse ao JN fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, as chamas começaram numa zona de estilhas de madeira no recinto da Celtejo, estando confinadas a um parque exterior.
O alerta foi dado às 13.59 horas. Pelas 16.30 horas, o fogo estava a ser combatido por cerca de 90 operacionais, apoiados por 39 veículos e um meio aéreo, "para conter a projeção de partículas" das chamas.
Três bombeiros feridos
O combate inicial ao fogo na Celtejo provocou três feridos ligeiros. São três bombeiros que foram transportados ao Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, segundo disse ao JN fonte do CDOS.
A fábrica estava em funcionamento (opera 24 horas por dia, todos os dias) quando deflagrou o incêndio, ma mais ninguém ficou ferido.
CESNA avançou para o local com sensor
Os meios no local foram reforçados após o avanço de um avião de reconhecimento, avaliação e coordenação (AVRAC) da Proteção Civil, equipado com sensores térmicos e de infra-vermelhos, que radiografou o incêndio.
Ao JN, o comandante de serviço da Proteção Civil, Pedro Nunes, adiantou que um avião CESNA sobrevoou o local, pelas 14 horas, "para se perceber a dimensão do incêndio e, assim, ajudar nas decisões do comando, como a mobilização de meios para o local".
"Esta aeronave, que foi desviada para esta ocorrência, seguiu depois a sua rota inicial de voo, que era a Serra da Arrábida, Litoral Alentejano, Serra de Monchique e a Serra do Caldeirão, onde iria - e está neste momento - a recolher informações relevantes sobre esse território e a tentar detetar possíveis ignições", explicou.
Vários meios no local
Desconhecem-se ainda as causas do incêndio.
Os meios mobilizados para o local são oriundos de diversas corporações de bombeiros, designadamente de Castelo Branco, Covilhã, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, para além de Vila Velha de Ródão.
Acompanhe as reportagens em direto no Facebook da Beira Baixa TV.