Um violento incêndio consumiu uma vasta área da Tapada Grande de Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, não ameaçando a praia fluvial, considerada uma das melhores da Europa ao nível do interior.
Corpo do artigo
De acordo com informações disponibilizadas pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo (CSREPCBA), o alerta para o fogo foi dado às 16.05 horas, estando a ser combatido por 78 operacionais, apoiados por 25 viaturas de nove corporações de bombeiros e quatro meios aéreos, dois aviões Canadair e dois helicópteros bombardeiros pesados.
No combate ao incêndio estão meios e operacionais dos bombeiros de Mértola, Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira do distrito de Beja e de Alcoutim do distrito de Faro.
Segundo Jorge Santos, comandante dos Voluntários de Mértola, o “incêndio foi dado como dominado pouco passava das 19 horas, estando todos os meios ainda no local para se poder dar como extinto”. Ainda não é conhecida a origem do fogo.
Na parte sudoeste da antiga aldeia mineira existem algumas hortas de cidadãos locais que também nunca estiveram em perigo dada a rápida e eficaz intervenção dos bombeiros.
Tapada Grande de Mina de São Domingos
Há onze anos, desde 2012, que é galardoada com a Bandeira azul e integra também o Programa Praia Acessível, permitindo uma melhor utilização por pessoas com mobilidade condicionada.
Desde 2017 que a praia fluvial da Tapada Grande de Mina de São Domingos é eleita nos World Travel Awards como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores”.