
Até às 19 horas foram "registados danos em anexos e casas devolutas"
Miguel Pereira da Silva/Lusa
O incêndio iniciado esta madrugada em Sátão estendeu-se aos concelhos de Sernancelhe e Aguiar da Beira e mantém um comportamento eruptivo sem possibilidade de combate direto, disse à Lusa o comandante no terreno.
Corpo do artigo
"O incêndio está a evoluir nos concelhos de Sátão, Sernancelhe" (distrito de Viseu) e Aguiar da Beira (distrito da Guarda), disse, pelas 19.30, o segundo comandante do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões, João Cardoso.
Segundo o comandante das operações, o incêndio está "com bastante intensidade, com comportamento eruptivo desde manhã, sem a possibilidade de combate direto".
"As condições de instabilidade são constantes, com rotações de vento o que acaba por potenciar várias projeções a longa distância", referiu João Cardoso.
Assim, foi já realizada uma "defesa no perímetro das aldeias de Carrasqueira, Quinta da Madalena, Barrocas, Pinheiro, Fumadinha, Quintela, Quintas do Vouga, Águas Boas, Aldeia Nova e Castelo" nos três municípios, adiantou.
"Espera-se melhoria das condições meteorológicas durante a noite para progredir com a extinção", acrescentou o comandante que disse que, até às 19 horas foram "registados danos em anexos e casas devolutas".
O alerta para este incêndio foi dado pela 1.03 de hoje, em Vila Boa, Ferreira de Aves, Sátão, distrito de Viseu.
Pelas, 19.30, combatiam este incêndio 324 operacionais apoiados por 93 veículos e 10 meios aéreos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
