Entrou em fase de conclusão e vigilância o incêndio que deflagrou na freguesia de Rebordelo, no concelho de Vinhais, na tarde de domingo.
Corpo do artigo
"Está extinto, mas em vigilância. Com todos os meios no local. Foi dado como dominado entre as 21 e as 22 e depois ficou em vigilância e rescaldo", indicou o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, João Afonso.
No terreno permanecem esta terça-feira 275 operacionais e 99 viaturas. Para já não está contabilizada a dimensão da área ardida, mas João Afonso aponta que não sejam menos de 700 hectares.
Segundo o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, os prejuízos na agricultara “são consideráveis” nos soutos, vinha e floresta.
O fogo por duas vezes rondou a aldeia de Nuzedo de Baixo obrigando a acionar o plano de emergência Aldeia Segura Pessoas Seguras “por precaução”, salientou o comandante. Anteontem os 70 habitantes foram retirados de casa e encaminhados para o ponto de encontro pré-definido na localidade.
Esta segunda-feira ao final da tarde, 10 pessoas foram levadas para o mesmo local, “porque vivem numa zona onde o fogo se estava a aproximar, mas não houve qualquer problema. Foi uma medida de segurança e de precaução”, referiu João Afonso salientando que este plano de emergência “tem funcionado bem”.