<p>Um incêndio destruiu, esta quinta-feira, grande parte de uma vacaria em Curalha, no concelho de Chaves. Ao que tudo indica, o fogo terá sido, inadvertidamente, provocado pelo proprietário do estábulo quando executava trabalhos com uma rebarbadora. Sem que se apercebesse e de forma muito rápida, as faúlhas saídas da máquina terão ateado fogo nos cerca da 4 mil fardos de feno que o agricultor, Joaquim Rua, de 34 anos, guardava no local.</p>
Corpo do artigo
Num ápice, as chamas ter-se-ão tornado incontroláveis. A situação terá piorado ainda mais quando o lume alcançou um depósito com mil litros de gasóleo, que também estavam no armazém e que acabou por dificultar o trabalho dos bombeiros.
Joaquim Rua só terá tido tempo de retirar para o exterior os animais que tinha na vacaria. Tudo o resto ardeu perante o olhar impotente do agricultor. Além de uma enfardadeira, Joaquim também ficou sem uma ceifeira, uma bomba de rega, dois moinhos de ração, vários pulverizadores, aparelhos de soldar e demais ferramentas. Os prejuízos poderão chegar aos 150 mil euros. "Coitado, agora vai ter que comprar tudo outra vez!", lamentavam os vizinhos do jovem agricultor, que não está coberto por qualquer seguro. O combate às chamas foi levado a cabo por quatro corporações de bombeiros.