Autocarro que ardeu na A8 vinha de França e fez 15 feridos de várias nacionalidades
O despiste de um autocarro, que embateu no raide central e se incendiou, por volta das 14.30 horas deste domingo, no sentido norte-sul da Autoestrada 8 (A8), próximo de Valado dos Frades, na Nazaré, provocou 15 feridos ligeiros, de várias nacionalidades.
Corpo do artigo
Ricardo Rebelo, comandante em substituição dos Bombeiros Voluntários (BV) da Nazaré, explicou ao JN que 12 dos 15 feridos leves tiveram de ser assistidos nos hospitais de Leiria, das Caldas da Rainha, de Torres Novas e de Alcobaça. "Tinham escoriações, feridas ligeiras e entorses".
O autocarro, onde viajavam 49 pessoas, ficou "completamente destruído". Carlos Guerra, comandante do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria, adiantou ainda que o veículo de transporte de passageiros era espanhol e tinha partido de Bordéus, em França, com destino a Lisboa.
O comandante em substituição dos BV da Nazaré acrescentou que viajavam no veículo de transporte de passageiros cidadãos da Índia, Nepal, Angola e Portugal. Apesar de desconhecer as causas do acidente, diz que o despiste se deu numa "reta com três faixas de rodagem, com boa visibilidade e um pavimento em ótimo estado".
Após a condução dos feridos para as unidades hospitalares, os restantes passageiros foram transportados por dois autocarros espanhóis, um dos quais seguia mais atrás, e outro enviado de propósito para o local para que pudessem prosseguir viagem até Lisboa.
As operações envolveram 49 operacionais dos BV da Nazaré, de Alcobaça, de Pataias e da Marinha Grande e 21 viaturas. Após a remoção do autocarro do local, com o apoio de um carro-grua, e do trabalho de peritagem da GNR no local, a concessionária da A8 efetuou a limpeza da via e a circulação foi retomada mais de cinco horas depois.