Um incêndio hoje de madrugada num aviário em Vilarinho, concelho de Oliveira de Frades, matou 12 mil pintos, provocando um prejuízo de cerca de 100 mil euros, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais.
Corpo do artigo
"Quando chegámos ao local, já estava o aviário totalmente tomado pelas chamas e não havia nada a fazer", contou o comandante Fernando Farreca.
As preocupações dos bombeiros centraram-se em "fazer proteção a todas as zonas expostas ao aviário", uma vez que havia casas a cerca de dez metros, e depois proceder às operações de rescaldo, que duraram hora e meia.
Segundo Fernando Farreca, o alerta para o incêndio foi dado cerca das 05:00, por uma pessoa que passou na estrada, e os moradores "só se aperceberam do que se estava a passar quando chegaram os carros dos bombeiros".
Além de conter material combustível, o aviário "era antigo e tinha uma estrutura de madeira", o que terá levado à rápida propagação das chamas.
O comandante dos voluntários de Oliveira de Frades avançou que na origem do incêndio "poderá ter estado um curto-circuito", uma vez que os pintos tinham quatro semanas e "até ontem (segunda feira) esteve o aquecimento ligado".
Ao local deslocaram-se 12 bombeiros e três viaturas dos voluntários e três elementos e uma viatura dos sapadores florestais.