
Foto: Arquivo
Entrou em fase de resolução, ao início da tarde desta segunda-feira, o incêndio que deflagrou na tarde de domingo na localidade de Padrão, na freguesia de Almaceda, no concelho de Castelo Branco, após um temporal que se abateu na região.
Corpo do artigo
Mesmo com o perímetro de incêndio controlado, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, os operacionais vão manter-se no terreno na fase de rescaldo e consolidação, para evitar reacendimentos. No terreno estiveram em permanência quase 200 operacionais, apoiados por cerca de 60 viaturas e chegaram a estar acionados para este teatro de operações nove meios aéreos.
Este incêndio consumiu uma área florestal ainda por apurar, mas que foi essencialmente povoamento (pinheiro-bravo e eucalipto), sendo para aqui que foi direcionado o combate, pois nunca estiveram em risco as povoações que por ali abundam, na zona designada por Pinhal Interior Sul.
Esta foi a ocorrência mais preocupante para os bombeiros no distrito de Castelo Branco, uma vez que quase em simultâneo deflagraram na tarde de domingo cinco incêndios, todos depois das 17 horas.
Na localidade da Torre, freguesia de Louriçal do Campo, o alerta de incêndio chegou 18.39 horas, mas em pouco mais de meia hora entrou em fase de resolução. Para o terreno foram mobilizados 36 operacionais, apoiados por 11 viaturas. O mesmo aconteceu com os incêndios de Sobral Fernando, freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, no concelho de Proença-a-Nova, e da quinta da Moliana, na freguesia de Escalos de Cima e Lousa, no concelho de Castelo Branco. Já no Castelejo, no concelho do Fundão, este na área do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, também foi rapidamente resolvido.
Outras ignições houve, em vários pontos do distrito, mas foram extintas quase de imediato pela chuva forte que se abateu na região.
Segunda-feira, às 7.38 horas, soou o alerta para um incêndio em Revoltas, na Serra da Malcata, em Penamacor, mas também entrou em resolução às 8.42 horas.
