Incêndio em Castelo Branco "quase dominado" e em Torres Novas em rescaldo

Foto: Arquivo
O incêndio que deflagrou, no domingo, numa zona florestal no concelho de Castelo Branco está em "evolução favorável e quase dominado", disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Beira Baixa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Corpo do artigo
De acordo com a mesma fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cerca das 22.20 horas o fogo estava a ser combatido por 176 operacionais e 57 viaturas.
O incêndio deflagrou pelas 17 horas nas povoações de Almaceda e Padrão, no concelho e distrito de Castelo Branco, e, passado uma hora, cerca das 18 horas, ainda estava ativo, e chegou a ser combatido com o apoio de nove meios aéreos, indicou na altura a mesma fonte da Proteção Civil.
Um outro incêndio que lavrava hoje em Alvorão, Torres Novas, e estava às 19:00 a ser combatido por 109 operacionais, apoiados por 29 veículos e três meios aéreos, foi entretanto dominado e entrou em fase de rescaldo às 22.15 horas, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Médio Tejo da ANEPC.
A mesma fonte indicou que se encontram ainda no local 108 operacionais e 33 viaturas.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, entre hoje e terça-feira: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo, variando nos dias entre hoje e terça-feira.
