Catorze utentes de um lar de idosos em Salvaterra de Magos ficaram ligeiramente feridos por inalação de fumos na sequência de um incêndio numa caldeira no exterior das instalações.
Corpo do artigo
O incêndio deflagrou às 14.06 horas numa caldeira da lavandaria do lar "Solar dos Afetos", instalada na zona do quintal, e cerca de uma hora depois estava dado como em fase de conclusão, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Dos 14 feridos ligeiros registados, nove foram transportados para o Hospital de Santarém e cinco utentes foram levados para o Hospital de Vila Franca de Xira.
Dois funcionários do lar foram assistidos no local.
Dezasseis utentes foram acolhidos num lar da Santa Casa da Misericórdia. O incêndio apenas causou danos na zona da lavandaria mas o fumo foi projetado para o interior das instalações, nomeadamente para os quartos.
Devido à inoperacionalidade da caldeira, o lar estará encerrado nos próximos dias.
Os bombeiros sentiram algumas dificuldades na retirada dos utentes do interior do lar, principalmente os que estavam acamados.
No exterior gerou-se algum pânico entre os populares que assistiram às operações e alguns idosos estavam assustados com o sucedido.
Para o local foram enviados 15 veículos e 36 operacionais, entre bombeiros, INEM e outras entidades, tendo ficado em prontidão um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica, caso fosse necessário.