Um incêndio em Monchique obrigou à mobilização de 244 operacionais, apoiados por 89 veículos, esta terça-feira. Não há registo de feridos, evacuações ou pessoas desalojadas.
Corpo do artigo
Um incêndio florestal deflagrou esta terça-feira na serra de Monchique, no Algarve, pelas 15.20 horas, e entrou em fase de resolução duas horas depois sem ter havido casas em risco, disse o presidente da Câmara algarvia, Paulo Alves.
O fogo deflagrou pelas 15.20 horas e chegou a mobilizar uma dezena de meios aéreos e 200 bombeiros, mas entrou em fase de resolução pelas 17.30 horas, tendo atingido uma "zona densamente arborizada", segundo o autarca.
"Deflagrou na encosta norte da Foia", o ponto mais alto do distrito de Faro, indicou Paulo Alves, adiantando que a área atingida era composta por eucaliptal e "não existiram casas em risco".
Questionado sobre se o fogo já estava em resolução, o presidente da Câmara confirmou que sim.
O JN apurou, junto do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, que chegaram a estar, no local, 244 operacionais, apoiados por 89 veículos. Os Bombeiros do Baixo Alentejo foram chamados ao local, para auxiliar os meios locais - foram mobilizados meios de todas as corporações de bombeiros da zona do Algarve. A GNR, a Afocelca e o Instituto da Conservação da Natureza e da Florestas também estiveram no local do incêndio.
O fogo não provocou qualquer ferido, nenhum edifício teve de ser evacuado, e não há registo de que qualquer pessoa tenha sido obrigada a abandonar a sua casa.