Um incêndio está a lavrar em Porto da Lage, um dos pontos mais altos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na fronteira entre Vilar da Veiga (Terras de Bouro, Braga) e Cabril (Montalegre, Vila Real).
Corpo do artigo
O fogo, detetado pelas 10.13 horas, deflagrou em Touça (Vieira do Minho) e, pelas 14.20 horas, aproximava-se da zona da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga.
Segundo apurou o JN, àquela hora, estavam a ser mobilizados 40 bombeiros com nove viaturas e três meios aéreos, para impedir que o fogo tome maiores proporções, naquela zona protegida do único parque nacional português.
O elevado declive das encostas na área de Cabril, que divide os distritos de Braga e de Vila Real, tem dificultado o combate às chamas, dado que só os meios aéreos podem, com rapidez e eficiência, apagar as chamas e evitar reincidências, devido ao muito calor que se está a acentuar, naquela alta região.
Ao longo das últimas horas, o incêndio florestal, com uma frente superior a 500 metros, tem consumido as zonas de Porto da Lage, Curral de Touça, Portas Ruivas, Fojo de Alcântara, Corga de Mestras e Mina das Borralheiras, entre outros lugares.