Uma salamandra deverá estar na origem do incêndio que, esta sexta-feira à tarde, fez dois desalojados na Rua do Monsanto, no Carvalhido, Porto.
Corpo do artigo
O fogo destruiu parte do apartamento onde Filipe Pinto, ex-concorrente e vencedor do programa Ídolos em 2010, vivia com a companheira. O cantor chegou a ser transportado ao hospital por precaução, por suspeita de inalação de fumos.
De acordo com o Comandante dos Sapadores do Porto, os bombeiros foram alertados por volta das 15 horas para um fogo iniciado numa salamandra, num andar com aproveitamento de sótão. Fosse nesse quarto improvisado que as chamas começaram, alastrando-se à cobertura do prédio.
"A casa está sem condições para ser habitada", adiantou Rebelo de Carvalho ao JN, ressalvando contudo que o resto do prédio não foi afetado, dado que a água foi escoada pela caixa de escadas. Uma equipa da proteção civil esteve no local para avaliar a eventual necessidade de realojamento do casal, que optou no entanto por ficar em casa de familiares.
"Eu estava a trabalhar e entrou uma moça aos berros a dizer que estava a arder o último andar", recorda Isaura Barbosa, a cabeleireira com loja aberta no rés-do-chão, segundo a qual todo o prédio foi evacuado. "Tivemos que ir todos para fora, porque não sabiam se estavam coisas para rebentar".
Isaura conta que Filipe inalou muito fumo enquanto tentava salvar material das chamas, com a ajuda de dois jovens da vizinhança. "Estava com os olhos muito vermelhos".
Alguns instrumentos de música do cantor e um monitor de computador acabaram por ficar à guarda no salão da cabeleireira.