Seis estabelecimentos comerciais e quatro habitações ficaram destruídos na sequência do incêndio que deflagrou pouco depois da meia-noite desta quinta-feira no centro histórico de Amarante. Não há vítimas e o incêndio está já em fase de rescaldo.Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Em declarações ao JN, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Amarante explicou que as chamas terão começado na antiga sede do clube de futebol local, localizado na Rua Cândido dos Reis, uma das mais movimentadas da cidade.
"As causas são ainda desconhecidas. O incêndio propagou-se rapidamente aos edifícios contíguos, tendo atingido quatro habitações", referiu Fernando Rocha, acrescentado que na única casa habitada não se encontrava ninguém.
No local estiveram quatro corporações de bombeiros, de Amarante, Marco de Canaveses, Lixa e Felgueiras, com cerca de 70 homens, estando o fogo já em fase de rescaldo.
A protecção civil municipal afirmou, esta quinta-feira à tarde, que os edifícios afectados pelo incêndio vão ser escorados para evitar a derrocada e permitir o acesso em segurança aos proprietários.
Os técnicos da autarquia já efectuaram um primeiro levantamento às condições das estruturas e concluíram que se encontram muito afectadas.
"Por questões de segurança, vamos escorar as paredes interiores, porque são as que apresentam mais problemas", adiantou Hélder Ferreira, responsável da Protecção Civil de Amarante.