O incêndio que deflagrou esta segunda-feira à tarde na freguesia de Colmeias obrigou à evacuação, cerca das 20.30 horas, da aldeia de Fonte Fria, na freguesia de Caranguejeira, no concelho de Leiria.
Corpo do artigo
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o fogo continua ativo e a progredir para a povoação de Fonte Fria, pelo que "já foi pedido às autoridades para evacuarem a aldeia e os seus habitantes".
Às 20.20 horas, estavam no local 215 elementos, apoiados por 63 viaturas, de várias corporações de Leiria, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, acrescentou o CDOS.
A página da Proteção Civil refere que o incêndio deflagrou pelas 16.45 horas e chegou a mobilizar três meios aéreos, que abandonaram o combate com o cair da noite.
O presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos, já tinha dito esta tarde à agência Lusa, que a situação estava "descontrolada" e a colocar "casas e pecuárias em risco" na sua freguesia.
O autarca referiu ainda que o incêndio surgiu numa zona de mato, mas dirigiu-se em "direção à Caranguejeira", atravessando zonas onde "existem casas e algumas pecuárias", estando neste momento em povoamento florestal.
Entretanto, a página da Proteção Civil na internet informa que no distrito de Leiria existe outro fogo ativo, na Quinta da Gramela, no concelho de Pombal.
O incêndio deflagrou pelas 19.34 horas em zona de mato e estão no local 63 operacionais e 19 meios terrestres, lê-se no mesmo 'site'.