Seis cirurgias foram canceladas, esta terça-feira, devido ao incêndio no Hospital de Portimão que danificou a ventilação, mas a situação está "controlada" e os doentes transferidos da ala psiquiátrica já regressaram às suas instalações.
Corpo do artigo
"Neste momento a situação está controlada, o hospital está a funcionar em pleno, a ventilação dos blocos operatórios já está a funcionar, mas foram desprogramadas seis cirurgias - gerais, de ortopedia, entre outras - por falta dessa ventilação," explicou presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA).
Segundo Luís Batalau o sistema informático também foi atingido e os registos informáticos ou o receituário estão a ser feitos de forma manual, mas à tarde "ficará a funcionar como antes".
"Os únicos doentes - oito - que tiveram de ser transferidos da ala de Psiquiatria para outras instalações dentro do próprio hospital estão de novo nas suas instalações", confirmou ainda o presidente do Conselho de Administração do CHBA.
O incêndio deveu-se a uma "sobrecarga eléctrica", típica nesta altura de Verão, que fez arder dois condensadores e os quadros acessórios incendiaram-se. "Nesta altura do ano há muito calor e há uma sobrecarga maior à refrigeração do hospitalar", acrescentou Luís Batalau.
O alerta do incêndio foi dado às autoridades pelas 20.37 horas de segunda-feira e "por causa da acumulação de fumos na zona da ala Psiquiátrica do hospital houve necessidade de a evacuar, por precaução.