O Comandante dos Bombeiros Voluntários da Calheta, na ilha da Madeira, garante que o incêndio em mato que impediu a circulação entre o Estreito da Calheta (ER 223) e o Jardim do Mar (ER222) "está praticamente extinto".
Corpo do artigo
"O incêndio está praticamente extinto. Há ainda alguns focos, mas penso que não vai sair dali. Acabou por se manter na escarpa", adiantou, após uma visita ao local.
No que diz respeito à reabertura da ligação entre o Estreito da Calheta (ER 223) e o Jardim do Mar (ER222), devido à queda de pedras em consequência do calor libertado pelo incêndio, não existe ainda previsão, cabendo a decisão final à Direção Regional de Estradas.
O incêndio, que se manteve afastado das zonas habitacionais, começou sábado por volta das 16.30 horas abaixo da estrada regional de acesso ao Jardim do Mar, mas acabou por galgar a estrada e passar para a encosta sobranceira à mesma.
A população do Jardim do Mar, no concelho da Calheta, não ficou, contudo, isolada porque tinha a alternativa da Estrada Regional que liga à Fajã da Ovelha (ER101).
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a zona costeira do arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo para calor (persistência de valores elevados de temperatura) até ao final da tarde.