Um incêndio que deflagrou a meio da tarde desta terça-feira em Castelo Branco rondou as imediações do Aeródromo Municipal de Castelo Branco.
Corpo do artigo
O alerta chegou às 17.59 ao Comando Sub-Regional e Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, dando conta deste fogo que lavrou, essencialmente, em zona de mato, na reta do Lanço Grande. O trânsito nesta via esteve cortado enquanto os meios de combate se posicionavam no terreno.
Não houve habitações na linha de fogo, apenas o aeródromo e uma central fotovoltaica, paredes meias com a estrutura aérea municipal.
A sirene soou na cidade para pedir reforços, tendo o ataque inicial sido mais musculado, com 120 operacionais apoiados por 31 viaturas e seis meios aéreos. Com a evolução da ocorrência, os meios subiram para cerca de 150 operacionais, 41 viaturas, mantendo-se os meios aéreos.
Dois aviões Canadair que se encontravam estacionados no Aeródromo Municipal de Castelo Branco foram acionados, mas como as chamas estavam a “bater” na pista não tiveram condições para descolar.
Pelas 20 horas, o fogo estava dominado.