Incêndio trágico para donos da “Oficina do Pita”. Casal vizinho escapou por ter ido tomar café
Orlando Costa, de 68 anos, ainda estava trémulo esta terça-feira, horas depois do incêndio que matou uma vizinha de 56 anos, feriu gravemente o seu marido e destruiu totalmente uma oficina de motas e bicicletas, afetando ainda, pelo menos, quatro apartamentos, no Bairro de São João Bosco, em Areosa, Viana do Castelo.
Corpo do artigo
Não costuma sair de casa por problemas de mobilidade, mas, por volta da hora da tragédia, uma sobrinha foi buscá-lo e à mulher Maria do Carmo para ir tomar café. As primeiras informações dos meios de socorro davam o casal como desaparecido face à suspeita que pudessem encontrar-se no interior do edifício em chamas.
O alerta para a ocorrência, segundo informação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, foi às 10.21 horas. Em resultado do incêndio, a que se seguiram várias explosões e cuja origem se desconhece, o proprietário da oficina "MotoTecno", Adelino Daniel Pita Alves, sofreu "queimaduras muito graves". Foi transportado para o hospital de São João no Porto, onde, segundo fonte hospitalar, se encontra internado"com prognóstico reservado". O seu "estado clínico é grave". "A lesão predominante é queimadura na face. Está a ser avaliado por equipa multidisciplinar", informou esta terça-feira à tarde o hospital.