
O alerta foi dado pouco antes das 00.30 horas
Fotos: Bombeiros da Trofa
Um incêndio que deflagrou na madrugada desta quarta-feira, na Trofa, destruiu uma loja e oficina de pneus em frente à Escola Secundária da Trofa e obrigou a evacuar um café, devido ao fumo. Não houve feridos a registar.
Corpo do artigo
O alerta para o incêndio na oficina Pneutrofa, em frente à escola, foi dado pouco antes das 00.30 horas, e para o combate às chamas, foram mobilizados 40 operacionais de seis corporações do distrito. No entanto, à chegada dos bombeiros ao local, todo o edifício já ardia, como referiu, ao JN, o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários da Trofa, Filipe Coutinho, que comandou as operações no local.
“Quando chegamos, a oficina já estava completamente tomada pelas chamas e a maior dificuldade que tivemos no combate foi o facto de haver muito fumo e calor. Estamos a falar de borracha, que é um material altamente inflamável, e a propagação do fogo foi muito rápida”, explicou o operacional, referindo tratar-se de “um incêndio forte e muito violento”.
Com a Pneutrofa totalmente em chamas, a preocupação dos bombeiros foi conter o incêndio, evitando que o fogo alastrasse a edifícios contíguos, que não foram atingidos. “Tentamos evitar que passasse para uma indústria que está ao lado e para um café, que estava aberto e foi evacuado por precaução e por causa do fumo”, adiantou Filipe Coutinho, indicando que a Pneutrofa “ardeu totalmente e a estrutura do telhado aluiu”. Além de pneus, também cinco carros que se encontravam no interior arderam. “Não há nada que possa ser recuperado”, disse o 2º comandante, referindo que também um posto de transformação elétrico que se encontrava junto ao muro da oficina foi afetado.
O fogo foi dado como extinto pelas 1.20 horas, tendo o rescaldo decorrido até às 4.30 horas. No combate ao incêndio estiveram, além dos Bombeiros da Trofa, as corporações de Santo Tirso, Tirsenses, Riba d'Ave, Famalicão e Moreira da Maia, num total de 40 homens e 19 viaturas.
