O combate às chamas no concelho de Mação, distrito de Santarém, está "a caminhar num bom sentido", sendo que a situação esta terça-feira de madrugada é "muito melhor" do que ao fim da noite de segunda-feira, disse o presidente da Câmara Municipal.
Corpo do artigo
"Neste momento, as coisas estão mais calmas, apesar de o incêndio ainda não estar controlado", havendo uma frente "ainda um pouco descontrolada" na zona de Quebrada e de Venda Nova, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, sublinhando que não há, por enquanto, "populações em risco".
A temperatura baixou e o vento está calmo
Segundo o autarca, o combate, à 01 hora, "está muito melhor do que há duas ou três horas", sendo que "a temperatura baixou e o vento está calmo".
O incêndio, que teve origem no concelho vizinho da Sertã, destruiu "seis ou sete habitações", entre casas de primeira habitação, de segunda e devolutas, informou o autarca, referindo que também foram registados "anexos agrícolas e barracões" ardidos.
8660556
Um funcionário da Câmara "teve de ser evacuado para o hospital de Abrantes" face a uma situação de desidratação, mas entretanto já regressou a casa, referiu Vasco Estrela, aclarando que houve outras situações motivadas por "algum pânico ou cansaço".
"As coisas agora estão mais tranquilas", vincou.
O presidente da Câmara sublinhou ainda o trabalho dos bombeiros, que "tiveram uma atitude preventiva" e retiraram pessoas das suas casas e de um lar, sendo que em três aldeias "violentamente atingidas pelo incêndio" tal ação dos operacionais permitiu evitar "uma tragédia complicadíssima".
O incêndio que lavra em Mação deflagrou na Sertã (Castelo Branco) no domingo à tarde, tendo entrado também no concelho de Proença-a-Nova.