A Câmara de Mação acredita que a atribuição de 2500 euros por mês foi decisiva para convencer clínica brasileira a reforçar equipa de centro de saúde local.
Corpo do artigo
Mação já tem uma médica de saúde geral e familiar. A profissional, que iniciou na sexta-feira funções no centro de saúde daquele concelho, beneficiará do programa de incentivos municipal, que atribui 2500 euros por mês para a fixação de médicos de família. Há cerca de um ano, o Município de Mação criou o programa para tentar melhorar a resposta à população, uma vez que apenas 25% tinham, à data, médico de família.
“Veio ao abrigo do regulamento de incentivos, trabalha para a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo e iniciou as suas funções, o que penso que é uma boa notícia para a população do concelho de Mação”, considera o presidente da Câmara, Vasco Estrela. Segundo o autarca social-democrata, existem “boas perspetivas de mais dois clínicos poderem vir trabalhar para Mação”.
Este programa decorre da “situação dramática” que se vive no concelho ao nível de cuidados de saúde primários. Há apenas dois médicos e estão em vias de se reformarem. A população de cerca de sete mil habitantes é “muito envelhecida” e encontra-se dispersa por 122 aldeias. “Neste momento, temos dois médicos, os dois em pré-aposentação, já com aposentações pedidas. Ou seja, se não fosse esta médica que conseguimos recrutar, podíamos ficar sem médico daqui a dois ou três meses. Esta é a situação”, complementa o autarca.
Reforçar equipa
Questionado sobre quantos médicos seriam necessários em Mação, Vasco Estrela entende que, para ter “as coisas a funcionar conforme desejaria, seria necessário ter três a quatro médicos ao serviço. Neste momento, temos três, mas três que não vão estar assim durante muito tempo”, nota ainda. O autarca acredita que os incentivos municipais foram decisivos para esta contratação e espera que seja possível trazer mais dois clínicos.
A Unidade Local de Saúde Médio Tejo confirma a contratação da médica brasileira para “reforçar a equipa do Centro de Saúde de Mação” e os “cuidados de saúde primários na região” do Médio Tejo.