Corpo do artigo
Armindo Jacinto será recandidato pelo PS para tentar cumprir um terceiro e último mandato e, se possível, repetir ou reforçar o 61,8% de votos alcançados nas eleições de 2017. A recandidatura surge sem surpresas. Os socialistas querem manter a "liderança" num concelho que foi quase sempre seu (houve apenas um "intervalo" de quatro anos, em que foi gerido pelo PSD, aquando da saída do socialista Joaquim Morão para Castelo Branco).
José Gameiro, que foi presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa, avanã como cabeça de lista de um movimento independente que tem vindo a acolher alguns socialistas. São os casos de pelo menos militantes de duas freguesias: Termas de Monfortinho e Aldeia de Santa Margarida.
Neste concelho raiano, o PSD volta a candidatar António Moreira, atual vereador na Oposição, que conseguiu há quatro anos 20,9%. Nesse ano, a CDU, não passou dos 7,7%.
Graça Gomes Piçarra é a cabeça de lista da da CDU à Câmara de Idanha-a-Nova.
A candidata tem 39 anos, é natural de Lisboa, estudou nos primeiros anos em Idanha-a-Nova e mais tarde em Coimbra. É assessora autárquica de profissão e membro da Comissão de Utentes pela defesa do Serviço Público no concelho de Idanha-a-Nova. É ainda dirigente do PCP na zona de Lisboa.
Este que é um dos concelhos mais envelhecidos do país, com 8729 recenseados em 2017, em que a abstenção é o maior inimigo. Os resultados globais dividiram-se ao meio, há quatro anos, entre os que foram votar e os que ficaram em casa.