Alexandra Quintãs, residente em Tondela, nasceu no Hospital de São Sebastião, na Feira, a 7 de agosto de 2016, no último dia da 20.ª edição da Viagem Medieval. Foi uma das 68 crianças que, nascidas durante o evento, foram agraciadas com o título de "infante/a".
Corpo do artigo
Sete anos depois de ter recebido o título simbólico de "Infanta da Terra de Santa Maria" e um passe vitalício de acesso gratuito à Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a tondelense Alexandra Quintãs visitou pela primeira vez o evento, a convite do Município feirense, no dia em que completou sete anos.
De acordo com informação da autarquia, acompanhada pela família, a "infanta" visitou pela primeira vez a Viagem Medieval, conheceu algumas das áreas temáticas do recinto, assistiu a espetáculos em diferentes palcos e interagiu com personagens históricas.
“No momento reservado aos parabéns, a pequena Alexandra foi presenteada com um bolo de aniversário especial: a tradicional Fogaça da Feira, pão doce secular de Santa Maria da Feira, que teve a oportunidade de cortar à mão, como manda a tradição, e degustar, juntamente com os pais e o irmão de 17 anos”, explica a autarquia.
A mãe da "infanta", Clara Ferreira, aproveitou o momento para recordar o “tratamento de excelência” que teve na maternidade do Hospital de São Sebastião aquando do nascimento da filha.
Já o pai da menina agradeceu a disponibilidade do Município de Santa Maria da Feira, em particular do presidente da Câmara, Emídio Sousa, “rara nos dias correm”, elogiando ainda a atenção permanente do staff que acompanhou a família em permanência.
Durante o período da Viagem Medieval, os nascidos no Hospital S. Sebastião, na Feira, continuam a ser agraciados com o título. Contudo, já não é atribuído o "salvo-conduto" vitalício, que dá direito a entrada gratuita na Viagem.
O Núcleo de Partos do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga - Hospital S. Sebastião – preparou-se para receber os novos Infantes e Infantas de 2023. A equipa juntou-se e decorou o espaço com a temática medieval.
Até 13 de agosto, o centro histórico de Santa Maria da Feira recua à Idade Média para uma viagem ao reinado de D. João I, recriando acontecimentos da História de Portugal.