Inquérito: o que pensam os candidatos a Matosinhos sobre o problema da mobilidade
Os candidatos à Câmara de Matosinhos especificam como pretendem resolver aquele que é considerado um dos principais problemas do concelho: a mobilidade.
Corpo do artigo
1. A resolução deste problema cruza a responsabilidade do Estado. Defendemos que tem de existir uma alteração na dinâmica da circulação na A28, VCI e A41 em particular, que passa por retirar veículos da A28, promovendo o uso da circular externa ao Porto. O atual Governo colocou um prazo até final deste ano para se iniciar um conjunto de medidas nesse sentido.
2. Podemos referir várias medidas já implementadas: a construção do viaduto sobre a A28, a reativação da linha ferroviária de Leixões para passageiros, o aumento de seis linhas da rede Unir, a construção da nova rotunda na Rua Roberto Ivens ou o parque de estacionamento gratuito na Avenida D. Afonso Henriques. Acresce o metrobus de Leça da Palmeira, a criação de uma nova saída na A28, antes da rotunda da AEP. De referir, ainda, a expansão da linha de metro de S. Mamede Infesta, os passes grátis para pessoas com incapacidade superior a 60%, as bicicletas e trotinetas partilhadas e o Táxi Saúde 65+.