
Projeto do Polo de Formação na Lousã
Foto: Direitos reservados
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai criar um Polo de Formação na Lousã, cujo anteprojeto está concluído. Trata-se de um investimento de 1,95 milhões de euros.
Corpo do artigo
O polo ficará na antiga Escola Profissional e permite "centralizar e dar melhores condições à formação" realizada no concelho, segundo o presidente cessante da Câmara Luís Antunes. O autarca acredita haver condições para iniciar a obra "até final do ano".
"É uma satisfação verificar que finalmente conseguimos concretizar este objetivo, numa área importante que é o capital humano e a sua qualificação, conferindo melhores condições para a formação do Instituto de Emprego no concelho, que atualmente é feita em vários espaços, mais precários", afirma Luís Antunes.
Luís Antunes explica que o que se concebeu foi criar espaços que permitam uma vertente de formação profissional em áreas identificadas "como importantes e de mais tecnicidade e de componente mais prática". "Nós tínhamos identificado, por exemplo, necessidades nas áreas da eletricidade e a outras ligadas à produção industrial", detalha.
O anteprojeto foi elaborado pelo IEFP, através da Delegação Regional do Centro e do Pinhal Interior. Em comunicado, a autarquia salienta que o documento agora concluído define "a solução arquitetónica, funcional e técnica" para a reabilitação integral do edifício, "assegurando a conformidade urbanística e o cumprimento das normas de eficiência energética e acessibilidade".
O edifício, com uma área de 1360 metros quadrados, distribuída por quatro níveis, terá "capacidade para acolher até 120 formandos e formadores em simultâneo". O novo Polo de Formação inclui salas de formação, oficinas, gabinetes, copa e armazém, bem como uma zona exterior ajardinada destinada à formação em jardinagem e a espaços de lazer.
