O Instituto Piaget vai ministrar, neste ano letivo, dois novos mestrados, em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. As formações, disponíveis no polo de Gaia, “vêm dar resposta às carências na formação de profissionais”.
Corpo do artigo
As candidaturas para ambos os mestrados estão abertas e início das aulas está previsto para outubro. “A criação destes mestrados surge num contexto de crescente necessidade de especialização e qualificação avançada no setor da saúde”, sublinha o instituto, em comunicado.
“A criação do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica responde a uma necessidade crescente de enfermeiros especializados que possam atuar em contextos de alta complexidade. Com o envelhecimento populacional e o consequente aumento de pacientes com múltiplas comorbilidades, a exigência por profissionais altamente qualificados nas unidades de terapia intensiva nunca foi tão premente. Este mestrado será uma mais-valia não só para os profissionais, mas também para o sistema de saúde português”, explica Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget, citado no comunicado.
O mestrado também visa responder ao “aumento da complexidade nos cuidados de saúde e à constante evolução tecnológica nas unidades de cuidados intensivos”. “Ao formar enfermeiros capazes de enfrentar estes desafios, o Instituto Piaget contribui diretamente para a melhoria contínua dos cuidados de saúde em Portugal, garantindo que os profissionais estejam preparados para lidar com as situações mais críticas de forma eficaz e segura”, afirma Rui Tomás.
A formação em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica procura forma profissionais “em duas áreas cada vez mais essenciais na sociedade atual”. “Sendo a saúde mental uma área prioritária que requer profissionais altamente qualificados, este mestrado permitirá aos enfermeiros adquirir competências avançadas para apoiar pacientes e comunidades”, lê-se no comunicado. “O curso está em consonância com as prerrogativas da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada, estando igualmente alinhado com as orientações mais recentes da Organização Mundial de Saúde”, acrescenta o texto.
“A disponibilização destes mestrados em Vila Nova de Gaia reforça a importância de expandir a oferta de ensino especializado para fora dos grandes centros urbanos, como Lisboa, promovendo o acesso à formação avançada em regiões onde ainda existe uma carência significativa nesse setor”, sublinha, ainda, o instituto.