Instituto Politécnico do Cávado e do Ave integra projeto que une ensino e indústria
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é parceiro do Campus do Pensamento Industrial e Digital, um projeto inovador inaugurado em Vila Verde que pretende aproximar o ensino da indústria e promover uma formação mais completa, unindo conhecimento técnico, criatividade e pensamento crítico.
Corpo do artigo
O Campus do Pensamento Industrial e Digital resulta de uma parceria entre o Grupo DST, a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e o IPCA, representando uma nova forma de colaboração entre empresas e instituições de ensino. O objetivo é integrar dimensões técnicas, culturais e humanísticas na preparação dos profissionais do futuro.
A sessão de inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do presidente da CCDR-N, António Cunha. No mesmo contexto, foi também inaugurada a Escola Industrial DST, que integra o Campus e é liderada pelo DSTGroup.
Na sua intervenção, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destacou "a disponibilidade permanente" da instituição "para trabalhar com as empresas e os municípios, de forma a alavancar novas áreas de conhecimento e desenvolvimento".
A parceria entre o IPCA e o Grupo DST tem vindo a consolidar-se ao longo dos anos, nomeadamente através da criação de vários Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). A proximidade do novo Campus ao Polo do IPCA de Vila Verde, onde estudam cerca de 350 alunos, reforça o objetivo de facilitar a transição do ensino profissional para o ensino superior, promovendo a empregabilidade e o desenvolvimento qualificado da região.