<p>Todos os jardins-de-infância de Vieira do Minho estão cobertos com computadores e ligação internet em sistema de banda larga. Investimento da autarquia de 1914 euros para que as crianças desde cedo tenham contacto com as novas tecnologias.</p>
Corpo do artigo
Abílio tem cinco anos e é um dos doze frequentadores do jardim-de-infância de Cantelães, em Vieira do Minho, toma a palavra e explica de um só fôlego: "nós já fizemos trabalhos e pesquisamos coisas sobre o nosso concelho, jogamos e preparamos trabalhos para a Páscoa". Os colegas dão dicas: "conseguimos também falar com outros meninos de outras escolas e conhecer o que eles vão fazendo".
A educadora Maria do Carmo não tem dúvidas e esclarece alguns espíritos mais críticos: "meninos que começam desde cedo a serem educados e a relacionarem-se com as novas tecnologias serão adultos com melhores comportamentos" e vai mais longe: "é com estas idades que se começa a prevenção de possíveis abusos e em casa podem ser importantes na própria educação da família para as novas tecnologias".
A educadora lembra ainda a importância da internet para jardins de infância que estão mais isolados do centro da vila na facilidade de acesso a informação diversa: "enriquecem os seus conhecimentos e as actividades que fazem. E eu também tenho a preocupação de usar esta ferramenta como componente curricular", tendo o último trabalho sobre o corpo humano tido uma parte de pesquisa.
O presidente da câmara de Vieira do Minho, Albino Carneiro, lembra que " todas as Escolas de Ensino Básico do concelho já dispunham desta ferramenta de pesquisa". Além desta iniciativa de extrema importância para os mais pequenos, o Município já conseguiu a aprovação das candidaturas aos três Centros Escolares, em Rossas, Ribeira Cavado e Vieira.
"No âmbito da acção social escolar a Câmara Municipal de Vieira do Minho procedeu à entrega dos subsídios escolares pelas 15 escolas do Ensino Básico do Concelho num valor superior a 11 mil euros, tendo-se registado um aumento significativo em relação ao valor atribuído no ano transacto", revela ainda Albino Carneiro.
A Câmara, através dos Serviços de Acção Social e Educação, iniciou um projecto-piloto de prevenção primária do alcoolismo, na escola do 1º ciclo de Guilhofrei.