A Escola Secundária de Mem Martins, no concelho de Sintra, foi encerrada devido à inundação dos acessos às salas de aula, provocada pela intensa chuva durante o final da manhã. Mais de 700 alunos sem aulas à tarde.
Corpo do artigo
A forte chuva provocada pela depressão Aline causou a inundação "no acesso às salas de aula", confirmou a professora Sandra Silva, adjunta da direção da Escola Secundária de Mem Martins.
A direção da escola, que funciona como sede do agrupamento de escolas de Mem Martins, no distrito de Lisboa, decidiu encerrar o estabelecimento durante o período da tarde, até que a inundação seja resolvida.
"Estamos à espera que a Parque Escolar, que é responsável pela parte das instalações, envie alguém para desobstruir o sistema de escoamento de água", explicou a adjunta da direção, estimando em "cerca de 700 os alunos" afetados pelo fecho do estabelecimento de ensino durante a tarde.
A mesma fonte acrescentou que, apesar da forte intensidade da chuva, não se registaram mais problemas nas salas de aula ou noutros espaços da escola.
Todos os distritos de Portugal continental estão desde as 6 horas sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima fortes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, com a passagem da depressão Aline, vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul desde o início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões.
O IPMA indica que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores aos 110 km/h, bem como fenómenos extremos de vento.