O hospital de Viana do Castelo sofreu inundações em vários pontos do edifício devido à chuva torrencial que caiu ao início da manhã na região, afetando o funcionamento de alguns serviços. Pelo menos duas escolas foram encerradas.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), foram registados "danos ao nível da cobertura com infiltrações de água em alguns serviços".
"Os principais condicionamentos registam-se ao nível da cirurgia de ambulatório, que implicou a mudança dos procedimentos urgentes para o bloco operatório central", informa a ULSAM, adiantando também que "as infiltrações de água atingiram os serviços de neonatologia e de formação, com danos ligeiros e que não perturbam o funcionamento". Também "os laboratórios de imunohemoterapia e patologia clínica têm alguns condicionamentos à atividade programada".
A ULSAM garante que "todos os procedimentos urgentes/não programados estão a realizar-se sem constrangimentos, e o serviço de imagiologia, que "registou alguns condicionamentos, já se encontra a funcionar na plenitude".
"Foram verificados danos nos contentores do serviço de urgência geral de adultos, com infiltrações numa estrutura com mais de dez anos. Ainda assim, a atividade dos serviços de urgência está a funcionar com normalidade", indica o comunicado, acrescentando que "as equipas da Unidade Local de Saúde do Alto Minho estão a trabalhar para repor as condições normais de funcionamento nos serviços mais afetados pelos estragos. À exceção dos condicionamentos mencionados, toda a atividade assistencial decorre com normalidade".
Duas escolas fechadas
Segundo fonte da Câmara Municipal de Viana do Castelo, duas escolas da sede de concelho estão fechadas devido "a condicionantes provocadas pelo mau tempo", a Escola Secundária de Santa Maria Maior e a EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires.