Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave conquista dois prémios
A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA) recebeu duas distinções. Foi uma das quatro redes selecionadas para receber a Bolsa AICIB, no valor de 20 mil euros, e a bolsa de investigação APMGF|AICIB 2024, vendo um dos seus projetos de investigação premiados em quatro mil euros.
Corpo do artigo
A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), estabelecida pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave, foi duplamente reconhecida em 2024 pela promoção da investigação clínica aplicada aos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
A equipa do Alto Ave foi uma das quatro redes selecionadas para receber a Bolsa AICIB Cuidados de Saúde Primários 2024, no valor de 20 mil euros. "Este financiamento, promovido pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), visa a criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação em CSP, seguindo o modelo de Practice-Based Research Networks (PBRNs). Contamos com a parceria da Escola de Medicina e da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, bem como da BlueClinical, que se uniram a este projeto", revela um comunicado partilhado pela unidade.
A undiade recebeu ainda uma outra distinção, na edição desde ano das Bolsas de Investigação APMGF|AICIB 2024, vendo um dos seus projetos de investigação premiados com quatro mil euros.
O grupo de trabalho foi criado em abril de 2024 com a missão de integrar "a investigação científica na prática clínica diária, promovendo uma abordagem colaborativa e interdisciplinar para melhorar os cuidados de saúde dos utentes".
A rede pretende posicionar-se como uma referência nacional em investigação clínica.