Investigadora mais citada e veterano da política local disputam Câmara de Bragança
Paulo Xavier aposta em manter hegemonia do PSD, mas Isabel Ferreira quer inverter a tendência.
Corpo do artigo
O PSD aposta no veterano Paulo Xavier, atual presidente da Câmara de Bragança, como candidato às eleições autárquicas, enquanto o PS foi buscar Isabel Ferreira, a investigadora mais citada em Portugal, por duas vezes secretária de Estado, primeiro da Valorização do Interior e depois do Desenvolvimento Regional.
Ele há muito anda na política. Foi presidente da antiga Junta de Freguesia da Sé, em Bragança, durante 15 anos, e vice-presidente da Câmara 11, mas é a primeira vez que é cabeça de lista ao Município que já lidera devido à saída do autarca eleito, Hernâni Dias, para deputado do PSD na Assembleia da República.
Isabel Ferreira enfrenta a tarefa de retirar da liderança do Município o PSD no poder desde 1997 e onde nas últimas autárquicas venceu nas 39 freguesias do concelho. “Esta é a candidatura que permite a mudança tão necessária em Bragança. Garante diálogo e proximidade às pessoas, mas também competência”, explicou a candidata socialista ao JN. Por seu turno, Paulo Xavier tem a missão de conservar o poder nas mãos do PSD, numa terra que desde o 25 de Abril teve quase sempre a liderança da Direita. Apenas em dois mandatos Bragança foi conduzida pelo PS, nomeadamente por Luís Mina, presidente da Câmara entre 1990 e 1998. “Candidato-me com a mesma motivação com que me apresentei no passado, a de servir. É isso que me move”, indicou Paulo Xavier na carta de apresentação enviada aos munícipes e remetida como resposta às perguntas do JN.
Ímpeto empreendedor
A estratégia de Isabel Ferreira, candidata independente, apoiada pelo PS, define como prioridades a revitalização demográfica, transformando Bragança num polo de referência em inovação; a diversificação económica, modernizando e revitalizando o tecido empresarial, reforçando a agricultura e o turismo sustentável, para criar emprego qualificado e fixar jovens; a melhoria das condições sociais e o reforço da coesão territorial.
Já Paulo Xavier vai “continuar a apostar nas diferentes áreas de governação, com ímpeto empreendedor, inovador e aglutinador de sinergias de cocriação de políticas públicas”. E afirma: “Sempre pautei a minha ação numa relação de total confiança e transparência”.
PS vai a todas
O candidato do PSD propõe aos brigantinos que se juntem ao seu projeto. “Continuar a transformar Bragança num exemplo de progresso, coesão e qualidade de vida”.
Isabel Ferreira vai apresentar candidatos a todas as juntas de freguesia do concelho, o que há algumas eleições o PS não faz. A candidata tem marcado a diferença com a elaboração de um programa eleitoral “onde os eleitores foram participantes ativos”, ouvindo contributos dos cidadãos, empresas, entidades públicas e o setor social.
Perfis
Paulo Xavier
Duas prioridades:
- Continuar a transformar Bragança num exemplo de progresso, coesão e qualidade de vida
- Continuar a aposta nas diferentes áreas, com ímpeto empreendedor, inovador e aglutinador de sinergias