A maior linha de triagem automática de embalagens da Península Ibérica vai ser instalada pela Lipor em Ermesinde (Valongo).
Corpo do artigo
O investimento de seis milhões de euros (85% financiados por fundos europeus) permitirá "uma maior capacidade de processamento e uma melhor qualidade, eficiência e inovação no tratamento dos materiais a encaminhar para reciclagem", diz a empresa que trata dos resíduos de oito concelhos da Área Metropolitana, com de um milhão de habitantes.
"A Linha de Triagem Automática de Embalagens terá uma capacidade nominal mínima de oito toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade anual entre 14 600 toneladas, num turno, e 29 200 toneladas em dois turnos de laboração, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos (PERSU 2030) define para a Lipor", acrescenta a empresa, em comunicado.
A nova linha de triagem, que deverá estar operacional em meados de 2023, "incorpora a mais recente tecnologia" e, segundo a Lipor, "garante uma alta qualidade do produto acabado e uma redução dos rejeitados do processo de triagem".
"Esta linha, permite, ainda, a utilização de tecnologias de digitalização, nomeadamente através da sensorização dos principais equipamentos, de forma a permitir, em tempo real, uma monitorização de todo o processo produtivo", acrescenta o comunicado.
Aumento da capacidade de resposta da triagem de resíduos, aumento da eficácia da separação e incremento das taxas de reciclagem, maior controlo dos diferentes materiais recuperados, melhoria das condições de trabalho dos operadores, com mais tarefas automatizadas, e das condições de higiene, assim como a subida significativa da relação custo/benefício do processo são alguns dos objetivos apontados para o projeto.
"Este investimento reforça a aposta da Lipor e dos municípios no aumento de capacidade de triagem de embalagens, constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia", observa o presidente do Conselho de Administração da empresa e autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro.