As primeiras 42 habitações sociais construídas no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Vila do Conde são inauguradas na próxima semana. Em julho ficam prontas mais 30, outras tantas em novembro de 2025. As restantes em fevereiro de 2026.
Corpo do artigo
No total, ficarão ali a viver, na Rua das Freiras de Santa Clara, a dois passos da Escola Profissional e do metro, 240 famílias. São apartamentos espaçosos, cheios de luz, bons materiais, todos com varandas ou jardim, garagem, ventilação mecânica, eficiência energética A+. No exterior, haverá amplos espaços verdes, parque infantil, café, esplanada, padaria, supermercado e lavandaria.
“A habitação social não tem que ser habitação sem qualidade. Não é um gueto, antes pelo contrário. É um espaço com uma solução urbanística com qualidade”, afirmou, ao JN, o presidente da Câmara. Vítor Costa não tem dúvidas: “Fizemos uma aposta certíssima nesta parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde. Se tal não fosse, não teríamos estas habitações nestes prazos tão curtos”.