Procedimento publicado esta segunda-feira em Diário da República tem um valor base de 450 mil euros. Obra é reclamada há mais de 20 anos.
Corpo do artigo
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso de 450 mil euros para a realização do estudo prévio para a construção da variante à Estrada Nacional (EN) 101, em Vila Verde, segundo um anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República.
Em causa está a obra de construção de uma via rápida que permita aliviar os congestionamentos registados no centro do concelho, uma empreitada que é reclamada há mais de 20 anos pela população e pelo município vilaverdense.
Em setembro, durante uma visita a Vila Verde, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse que o concurso deveria ser lançado ainda em 2024 e considerou que este é um “passo prévio absolutamente indispensável” para a concretização da variante.
O governante assegurou, na ocasião, que só depois de ter esse estudo é que será possível encontrar uma “solução de financiamento” para colocar a obra no terreno.
No mesmo dia, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes (PSD), lembrou a “luta” que a autarquia tem travado para ter uma via alternativa à EN 101, que permita “pôr cobro às filas intermináveis de milhares e milhares de veículos” que diariamente enfrentam “enormes congestionamentos” para entrar e sair do concelho.
Para a autarca, esta é uma “obra estruturante”, quer para Vila Verde, quer para os concelhos limítrofes situados a Norte, “sem a qual o crescimento económico e o reforço da atratividade e da competitividade estarão irremediavelmente comprometidos”.
De acordo com a publicação feita agora em Diário da República, as propostas para a execução do estudo prévio podem ser apresentadas até às 17 horas do próximo dia 5 de maio.