O Itinerário Principal 2 (IP2), na zona de Monforte, no distrito de Portalegre, está cortado ao trânsito, por um troço da estrada se encontrar submerso devido ao mau tempo, disse à agência Lusa a GNR.
Corpo do artigo
Fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR explicou que o IP2, que faz a ligação entre Portalegre e Estremoz, foi cortado ao quilómetro 203, perto de Monforte.
Quanto a alternativas para os automobilistas, neste momento, é tarefa difícil apontar outras estradas com condições de circulação, devido ao mau tempo que afeta o distrito.
"Há diversas estradas no distrito que apresentam dificuldades", disse a mesma fonte da GNR, que apelou ao cuidado dos automobilistas e à circulação "estritamente necessária".
A Lusa contactou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), pouco antes das 08 horas, o qual se escusou a prestar informações naquele momento, devido ao volume de trabalho.
Mas a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultada pela Lusa, regista, desde as 05.45 horas e até às 08:00, um total de 12 inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa e dois movimentos de maça.
Já na região de Évora, entre as 06.22 horas e as 08.17 horas, o 'site' mostra 12 inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa, mas o CDOS deste distrito disse à Lusa que não houve situações graves durante a madrugada.
Segundo o CDOS de Beja, durante toda a madrugada também não houve ocorrências graves a reportar.
Portalegre é hoje o único distrito do país colocado em alerta vermelho pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), enquanto os outros distritos alentejanos, de Beja e Évora, estão em alerta laranja devido ao mau tempo.
A Proteção Civil alertou, na segunda-feira, para possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre,