O Itinerário Principal 4 (IP4), cuja reabertura estava prevista para as 16:00 de hoje, domingo, cumprindo "todas a condições de segurança" na zona onde caiu o viaduto, perto de Amarante, encontra-se transitável desde as 15.30 horas.
Corpo do artigo
A garantia tinha sido dada pela concessionária Auto-Estrada do Marão, responsável pela obra de alargamento do IP4, incluída na construção da nova auto-estrada entre Amarante e Vila Real.
O IP4 encontrava-se cortado ao trânsito na zona de Amarante devido à queda de um viaduto em construção na quarta-feira à noite, que provocou a morte a uma pessoa e oito feridos ligeiros.
Desde o acidente, que os operários trabalhavam noite e dia para limpar os escombros e remover o resto da estrutura.
O viaduto em construção era uma estrutura com cerca de 86 metros de comprimento, 20 metros de largura e com uma altura média ao solo de aproximadamente 10 metros.
A concessionária da obra é a Auto-Estrada do Marão e o consórcio construtor é o Infratúnel, constituído pelas empresas Somague e MSF.
Logo após o acidente, a dona da obra deu início a um inquérito interno para apurar as causas do acidente.
Também o Ministério Público e o Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (InIR) estão a investigar as causas da queda do viaduto em construção.