O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa inaugurou, esta segunda-feira, o primeiro cinema infantil num hospital em Portugal. Crianças com cancro poderão assistir a filmes enquanto esperam por consultas, exames ou tratamentos.
Corpo do artigo
A Fundação Juegaterapia, instituição solidária espanhola que apoia crianças em tratamento oncológico através do entretenimento, em parceria com a The Walt Disney Company Portugal, inaugurou, esta segunda-feira, o seu primeiro cinema infantil num hospital em Portugal.
A sala onde as crianças e jovens internados poderão ver filmes, na ala pediátrica do IPO Lisboa, terá 16 bancos que "poderão ser reclinados para maior conforto, uma vez que muitas crianças irão assistir aos filmes durante os seus tratamentos de quimioterapia em regime ambulatório", diz a Fundação Juegaterapia em comunicado. Aqui poderão ser vistos todos os clássicos da Disney, Pixar, Marvel e Star Wars e haverá ainda "uma consola de videojogos PS4 para que possam jogar entre si".
O cinema, concebido pelo estúdio Cousi Interiorismo, conta com "tecnologias de áudio e vídeo de última geração" e foi construído com as receitas conseguidas através da venda dos Baby Pelones da Disney, "bonecos inspirados nas crianças que lutam contra o cancro".
Eva Falcão, presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, refere, em comunicado, que este é mais um passo no caminho da humanização do ambiente hospitalar. "Acreditamos que algumas iniciativas de humanização em saúde proporcionam momentos de abstração da doença que são muito valorizados pelos doentes e as suas famílias, mas, também, pelos profissionais de saúde, razão pela qual institucionalizámos uma comissão de humanização de cuidados no IPO Lisboa", afirmou, acrescentando que a sala de cinema "é uma estrutura que vai ao encontro deste objetivo".
Esther Pereira, diretora de Humanização dos Hospitais da Juegaterapia, explica que "o objetivo é sempre fazer com que as crianças se distraiam e esqueçam que são crianças doentes no hospital". "Estamos convencidos de que isso é benéfico para a sua recuperação, porque "a quimioterapia a brincar passa a voar"", frisa. Margarida Morais, diretora de marketing e comunicação da The Walt Disney Company em Portugal, acredita que, desta forma, contribuirão "para uma diminuição dos níveis de ansiedade e medo associados a estas situações".
A Fundação Juegaterapia, também em parceria com a Disney, já criou salas de cinema no Hospital Gregorio Marañón de Madrid, no Hospital de Burgos, no Hospital Miguel Servet em Saragoça, no Hospital Universitário de Valladolid, no Hospital Universitário Torrecárdenas em Almería e no Hospital Reina Sofía em Córdoba. Em Espanha, também já entregou consolas e tablets nas salas de oncologia pediátrica de 76 hospitais "para que as crianças possam passar os seus ciclos de quimioterapia a jogar e esquecerem a sua doença". Entregaram ainda alguns destes equipamentos em unidades de saúde em Portugal, Marrocos, Colômbia, El Salvador, Afeganistão, Índia, Guiné e Guatemala.