
Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto
Foto: Pedro Granadeiro
O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, adiantou, nesta sexta-feira, que a isenção de portagens na CREP (A41) para pesados deverá avançar apenas em janeiro de 2027. O autarca, que tomou posse nesta semana, garante, no entanto, que vão ser feitos esforços para "tentar antecipar essa medida".
Corpo do artigo
Questionado pelos jornalistas durante uma visita ao polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, Pedro Duarte explicou que a implementação da medida a 1 de janeiro próximo, como havia sido anunciado pelo Governo em abril, "ficou dependente de uma decisão dos autarcas da área metroplitana". No entanto, "por estarem em fim de mandato, os autarcas decidiram - certamente com bons propósitos, não é uma crítica - que não queriam tomar uma posição, e protelaram essa decisão".
"Entretanto, o Orçamento do Estado já foi aprovado, e não temos condições, até tecnológicas, para resolver o problema até 1 de janeiro de 2026", afirmou o autarca, comprometendo-se, contudo, a "tentar encontrar uma solução o mais rapidamente possível".
"Não tenho dúvidas de que, o mais tardar, será a 1 de janeiro do ano seguinte, mas vamos tentar ver se há possibilidade de anteciparmos essa medida", adiantou.
