A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a atribuição do título de Cidadão de Honra ao ciclista Iúri Leitão. Mas a aprovação da homenagem não foi pacífica.
Corpo do artigo
A intenção de atribuir o referido louvor já tinha sido anunciado pelo autarca local, Luís Nobre (PS), na noite de 12 de agosto, aquando da receção pública ao atleta naquela cidade, após o seu regresso dos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou medalhas de prata em Ominium e ouro na modalidade de Madison juntamente com Rui Oliveira.
A autarquia socialista justificou a atribuição do título ao campeão olímpico "pela sua notável carreira desportiva e por elevar bem alto o nome de Viana do Castelo, de Portugal e do desporto português em cada conquista alcançada".
A proposta do título fora de tempo, que de acordo com o regulamento de atribuição de títulos honoríficos, acontece por norma a 20 de janeiro, Dia da Cidade, foi contestada pela oposição.
O Vereador do PSD, Paulo Vale, foi o primeiro a contestar esta exceção e defendeu outras formas de enaltecer os feitos do atleta natural de Santa Marta de Portuzelo, como a construção de um velódromo, para evitar que se estejam "a mandar os ciclistas para (treinar em) Anadia" ou a atribuição do seu nome a equipamentos desportivos.
"Acho que o Iúri Leitão não está à espera de uma medalha. Acho que devíamos estar aqui a falar de um 'naming' de um espaço desportivo ou à própria Cidade Desportiva [projetada para a cidade]", considerou, defendo também como outro modo de distinguir o ciclista "a construção de um velódromo em Viana do Castelo". "Aí sim estávamos a dignificar a causa do Iúri e o feito que teve nos Jogos Olímpicos", disse.
Também os vereadores do CDS, Hugo Meira, e Independente, Eduardo Teixeira, seguiram os argumentos do social-democrata, Paulo Vale. Luis Nobre reagiu com indignação, respondendo aos vereadores que "o alcance do acontecimento justifica esta exceção". "O que o Iúri fez foi de tal modo diferenciador. Foram duas medalhas. Acho que isso justifica tudo", disse, vincando: "O alcance do que conseguiu merece todas as exceções. É um momento de glória que pode não se repetir". E rematou: "O Iúri não trouxe só duas medalhas, trouxe também o exemplo da forma de estar pela forma como atuou nos Jogos Olímpicos".
A proposta acabou por ser aprovada por unanimidade, mas com uma declaração de voto do vereador Paulo Vale.
Em 2021, Iúri Leitão já tinha sido agraciado pelo município como cidadão de Mérito de Viana do Castelo, "pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo, enquanto campeão europeu de pista em ciclismo".
lúri Gabriel Dantas Leitão, de 26 anos, iniciou aos seis o seu percurso na Escola de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo, freguesia do concelho de Viana do Castelo.
E começou a somar troféus em 2015 ao vencer a 5.ª prova da Taça de Portugal de Juniores, em Oliveira do Bairro. Em 2016, conquistou o primeiro título de Campeão Nacional de Pista, na Corrida por Pontos em juniores, em Anadia. No início de ano de 2018, conquistou a medalha de bronze na categoria de elites no Campeonato Nacional de Pista, na Corrida por Pontos. Em setembro do mesmo ano, impôs-se, ao sprint, na 5.ª etapa da Volta a Portugal do Futuro.
Em junho de 2021, venceu a 2.ª etapa do GP Douro Internacional e, nesse mesmo mês, foi também o vencedor da 2.ª e 3.ª etapas da Volta ao Alentejo, consagrando-se vencedor por Pontos, arrecadando a camisola verde. Em 2021 sagrou-se Vice-campeão do Mundo de Pista-categoria Eliminação, em Roubaix, França. No mesmo Campeonato obteve o 4.º lugar na prova de Omnium.
Em 2023 subiu ao pódio em Estrada, ao ser o grande vencedor do International Tour of Hellas, na Grécia, arrecadando duas camisolas, a da geral e da classificação por pontos. No mesmo ano, conquistou o título de Campeão do Mundo de Ciclismo de Pista, ao vencer a Medalha de Ouro na categoria Omnium, em Glasgow - Escócia.
lúri é Tricampeão Europeu na categoria de Scratch, medalhas arrecadadas em 2020 (Plovdiv - Bulgária), 2022 (Munique-Alemanha) e 2024 (Apeldoorn - Países Baixos), sendo o único ciclista europeu com 3 títulos de campeão nesta categoria de Ciclismo de Pista.