Ivone Carneiro leva símbolos da identidade feirense para o Miss Globe 2025 na Albânia
A feirense Ivone Carneiro, coroada Miss Globe Portugal 2025 em agosto, prepara-se para representar Portugal no concurso internacional The Miss Globe, que se realiza a 15 de outubro, na Albânia. A jovem de 23 anos, natural de Lobão, faz questão de levar na bagagem símbolos da identidade cultural de Santa Maria da Feira para partilhar com o mundo.
Corpo do artigo
Antes da partida, Ivone visitou a Câmara Municipal, a Loja Interativa de Turismo e o guarda-roupa oficial da Viagem Medieval, reforçando a importância de transportar consigo a memória e as tradições feirenses. O estágio do concurso, que decorre em Tirana entre 30 de setembro e 17 de outubro, incluirá experiências de aprendizagem, atividades culturais e eliminatórias até à cerimónia final.
"Ao representar o meu país, quero transmitir respeito, responsabilidade, coragem e solidariedade. É importante honrar as minhas raízes, valorizar a diversidade cultural e transmitir uma imagem positiva do meu povo, com dignidade e orgulho", sublinha a jovem, que viveu os últimos 13 anos na Suíça e regressará definitivamente a Portugal após a competição, para estar próxima da família e investir no sonho da moda.
Mais do que na beleza exterior, Ivone aposta na autenticidade, humildade e confiança. "A verdadeira beleza vem de dentro e é reflexo da nossa atitude e dos nossos valores", destaca, afirmando-se determinada a inspirar outras pessoas a acreditarem em si próprias.
Na bagagem, segue também a Viagem Medieval, evento que marcou o seu vídeo de apresentação oficial, gravado no castelo e em vários pontos do recinto histórico, trajada à época. "Orgulho-me de ser portuguesa e feirense, e de levar a nossa cultura, a nossa força e a nossa identidade para qualquer destino", acrescenta.
O presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, deixou palavras de incentivo à candidata: "Só posso desejar os maiores sucessos à Ivone, que sei que vai defender as cores da bandeira nacional com a garra e determinação que tão bem caracterizam os jovens feirenses, e partilhar orgulhosamente um pedacinho das suas raízes além-fronteiras".
Independentemente do resultado final, Ivone Carneiro afirma que a sua maior conquista será inspirar. "Sinto-me feliz e grata por poder representar Portugal, partilhar a cultura portuguesa e feirense, e mostrar ao mundo o que o meu país e a minha terra natal têm de melhor", conclui.