A Festa de São João de Braga arranca esta sexta-feira, mas os comerciantes já tomaram conta do Parque da Ponte. Maria do Carmo, que faz farturas, tem lugar cativo há 28 anos.
Corpo do artigo
O cheiro da farturas ou da sardinha assada, as ornamentações coloridas espalhadas pela cidade ou a música popular que vai ecoando não deixam dúvidas: o São João tomou conta das ruas de Braga. Apesar do programa de mais de 270 horas de programação só arrancar esta sexta-feira, há muito que a cidade está engalanada e, ao longo dos últimos dias, foram chegando cada vez mais barraquinhas de venda ambulante à zona do Parque da Ponte, o epicentro natural e tradicional das festas, à procura de bons dias para impulsionar os negócios.
“Já cá estamos desde 24 de maio. Vimos sempre um mês antes [do dia de São João]. Há 28 anos que temos lugar cativo nestas festas”, diz, ao JN, Maria do Carmo, da churraria Paulo Manuel, cuja rulote está instalada na rua de acesso à entrada principal do Forum Braga. “No ano passado, por causa das obras, o problema maior foi a falta de estacionamento, mas as pessoas vieram na mesma”, refere a vendedora da Vila de Prado, em Vila Verde.