Em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, em fim-de-semana de São Martinho, e durante os próximos dias, nas gigantescas talhas das adegas tradicionais corre o vinho novo.
Corpo do artigo
A festa da “Abertura Simultânea das Talhas” realizou-se, sábado, numa dúzia de adegas, com os produtores a darem a provar o melhor vinho de talha que se faz na região.
Com esta iniciativa, a autarquia de Vidigueira procura dinamizar um produto, tido como “âncora crescente na valorização económica e turística do território, valorizar recursos e criar novas oportunidades de negócio”.
Roteiro turístico
Entre os 12 espaços/produtores do vinho de talha, destaque para a Adega do Luís Amado, com cinco anos de existência, também ligada à promoção turística da região Alentejo. Este ano produziu três mil litros de vinho branco e tinto e, além do engarrafamento do precioso néctar, recebe grupos de visitantes na adega, onde a par dos vinhos, degustam pão, queijo, enchidos, torresmos e azeitonas.
“Durante o mês de duração do vinho de talha vou receber 30 autocarros com pessoas que provêm de Braga, Barcelos, Setúbal e Lisboa, além de muitos grupos da região”, revelou ao JN Luís Amado. “Juntamos à gastronomia um roteiro cultural tanto do concelho de Vidigueira, como dos municípios vizinhos”, sublinhou.
Diogo Conqueiro, presidente da Junta de Vila de Frades, revelou que “a freguesia apostou numa maior divulgação e informação ao visitante, criando mapas em versão papel e QRCode para que possam conhecer e desfrutar a oferta existente, para que se sintam como mais um membro da comunidade”.
O grande evento de celebração do vinho de talha é a Vitifrades, que decorrerá em Vila de Frades nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, sendo que este ano a iniciativa celebra os 25 anos, tendo sido eleita como “O Melhor Festival Enogastronómico da Europa” pelo CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas).
Campanha Talha Solidária
O Município de Vidigueira, através do Centro Interpretativo do Vinho da Talha (CIVT), localizado em Vila de Frades, promove desde sábado e até 11 de novembro de 2024, ou seja, durante um ano, a Campanha Talha Solidária. O valor angariado com as contribuições dos visitantes será atribuído à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira.
"Jornada da memória"
O escritor Fialho de Almeida, natural de Vidigueira, intitulou o seu concelho como “O País das Uvas”. Já o jornalista Pedro Ferro, também vidigueirense, escreveu numa reportagem no jornal Imenso Sul: “Beber o vinho criado nesta terra é trilhar a jornada da memória. Porque no mosto destes cachos corre suor romano, islâmico, cristão. Travo da cultura mediterrânica”.