Já se pode ir fazer exercício para os novos espaços verdes do Hospital de S. João
O Hospital de S. João inaugura esta quinta-feira, Dia do Ambiente, o seu novo parque, que nasceu da requalificação paisagística exterior e originou um novo "pulmão verde" aberto à comunidade.
Corpo do artigo
Além de um circuito destinado à prática de exercício físico, foram criadas ainda quatro grandes áreas verdes para promover a contemplação da natureza.
O espaço intervencionado foi de cerca de 16 mil metros quadrados, onde se fizeram mais de 6000 plantações. Entre elas contam-se 400 novas árvores, além de 28 espécies arbustivas.
O investimento, de aproximadamente um milhão de euros, surgiu da necessidade de certificação do novo heliporto do S. João, que não poderia avançar sem alteração da paisagem natural existente. Por isso, procedeu-se à criação de jardins com fins diferentes. O jardim frontal, que tem como objetivo ser a "cara" do hospital, e o urbano, que faz a ligação com o metro, são os mais comuns. Há ainda o Jardim da Biodiversidade, que foi pensado para oferecer uma experiência da natureza diferente aos cidadãos que o frequentem.
Aromas diferentes
"O intuito desta requalificação foi também abrir o espaço do S. João à cidade. Quando concebemos o Jardim da Biodiversidade não queríamos ter o chamado "deserto verde", mas sim um espaço que mude com as estações, que tenha aromas diferentes durante o ano e que, pelo tipo de vegetação, atraia insetos. Ou seja, um espaço de contemplação da natureza", explicou Jorge Sousa, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos.
Além disso, diz Jorge Sousa, o objetivo é que o parque urbano sirva "tanto os cidadãos, como os funcionários do hospital".
O outro jardim de destaque é o Sensorial, destinado apenas aos pacientes de psiquiatria. O espaço já existia mas estava degradado e agora foi equipado com um campo de basquetebol, uma estufa e um lago.
"Este jardim terá impacto na saúde dos doentes. São pessoas que estão internadas e confinadas a quatro paredes e agora têm um sítio onde podem fazer exercício físico e atividades em grupo", explicou Miguel Bragança, diretor do serviço de psiquiatria do S. João, que aguarda agora a requalificação do túnel de acesso ao jardim para garantir a segurança total dos pacientes na passagem da ala psiquiátrica para o espaço verde.
